COTIDIANO


NOSSAS ATIVIDADES


Nossas atividades visam estimular a imaginação, criatividade, favorecer a autonomia, compreensão  de regras, respeito e interação com o outro e a inserção com o mundo letrado.


Turma Verde (EI-50) Cantando na bandinha
 Nossos músicos







Turma Vermelha (EI-40) Caça as letras
O aluno Pedro Henrique brincando de formar o nome.







Turma Azul (EI-41)  Dramatizando

 Nossos atores








Nossos futuros leitores
Turma Amarela (EI-30) 














SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


A Presidente Dilma Rousseff, por meio da Lei 12.602/2012, de autoria do senador Cristovam Buarque, institui a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil, a ser celebrada na semana de 25 de Agosto em homenagem a Dra. Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.
Zilda trabalhou por mais de 30 anos com gestantes e crianças menores de seis anos na Pastoral, tendo beneficiado com isso mais de 1,4 milhões de famílias carentes.
Essa lei nos faz refletir sobre as carências que cercam as crianças brasileiras, por falta de políticas de saúde e educação.
Na Creche Municipal Nosso Cantinho as famílias participaram de uma manhã prazerosa com nossas crianças com atividades de artes, música, culinária e contação de histórias. Valorizando a Educação Infantil. 
Fachada da Creche Municipal Nosso Cantinho
"O ingresso na instituição de Educação Infantil pode alargar o universo inicial das crianças, em vista da possibilidade de conviverem com outras crianças e com adultos de origens e hábitos culturais diversos, de aprender novas brincadeiras, de adquirir conhecimentos sobre realidades distantes." Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil




Tia Tati com a turma EI - 50

Pais participativos do EI- 50
Professora Elaine cantando e contando histórias.
Professora Flávia com as turmas EI - 40 e EI - 41
Culinária
A família é muito importante no processo de aprendizagem 
EI - 40
Artes plásticas e massinha EI-41
EI -41
Recorte e colagem  EI-30
Contação de história com a mãe Márcia EI-30


SEMANA DE ADAPTAÇÃO
Embora muitos autores reconheçam a importância dos primeiros dias na creche e admitam a necessidade de se organizarem atividades especiais neste período inicial,  designado  como período  de   adaptação não  existe  consenso quanto à definição do termo adaptação nem quanto à caracterização deste período. Para alguns autores a adaptação teria início nos contatos iniciais dos pais com a creche, pois as primeiras impressões influenciam a forma como estes vão se relacionar com o novo ambiente (Vitória & Rossetti-Ferreira, 1993), enquanto para outros, envolveria desde o momento de ingresso da criança na creche até o final do primeiro mês (Bloom-Feshbach, Bloom-Feshbach & Gaughram, 1980), ou ainda, entre três e seis meses após o ingresso. (RAPOPORT e PICCININI, 2001)
Maternal I - EI 41

Maternal I - T: 41 



 Maternal II - T: 40 

 Maternal I - T: 30

Berçário  - T: 50








ATIVIDADES 2011


As fotos abaixo foram tiradas nas eleições que elegeram o GREMINHO da Creche Municipal Nosso Cantinho. Até chegar a essas eleições muita coisa aconteceu. O ponta pé inicial se deu com o projeto Direito das Crianças, onde todas as turmas da creche trabalharam os princípios que compõem  essa Declaração dos Direitos das Crianças. Mostrando às crianças que elas são sujeitos de direitos! Paralelamente, fomos trabalhando qual o significado de representação numa democracia, mostrando imagens da nossa presidenta. Conversamos sobre o que ela era, quais suas funções, inclusive problematizando que uma delas era a de mandar dinheiro para a nossa creche - PDDE. Dinheiro esse que serviria também para comprar novos brinquedos. Com isso, as turmas de Maternal II resolveram escrever cartas para as diretoras, já que são elas que administram essa verba e que compram os brinquedos, reivindicando os que eles mais queriam. Foi um momento de muito diálogo e negociação, até chegarmos num ponto em comum. Com isso, surgiu a dúvida: quem iria “ler” essa carta para as diretoras? Se fosse todo mundo ficaria confuso! Então, foram tirados possíveis nomes que teriam esse papel representativo. Esse foi o fio condutor de nossas eleições. Hoje em dia, contamos representantes do greminho, composta por alunos do maternal II: Ana Carolina (T:31) e Lucas (T:30).  Um grupinho do barulho, que está representando muito bem nossas crianças!! 
Gustavo (T.31) escolhendo seu candidato

Ana Carolina, aluna eleita da turma 31.

Professora Flávia (T.30) auxiliando sua aluna

Professora Thais (T.31) ajudando sua aluna na
assinatura da presença 

Aluna Gabriela (T.31) assinando a lista de presença

Gabriela (T.31) colocando seu voto na urna