segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Centenário de Vinícius de Moraes

No dia 19 de outubro, Vinícius de Moraes faria 100 anos. Nosso Poetinha deixou um rico legado na Cultura Brasileira. Suas Músicas, poesias e sonetos... "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça"
Esse artista tão reconhecido mundialmente, não deixou de incluir em sua trajetória uma obra especial para as crianças. 
A Equipe Nosso Cantinho trouxe Vinícius de Moraes "de volta" e comemorou o centenário do autor com uma linda Mostra Cultural interna e um delicioso Chá Literário aberto à comunidade escolar. Mas, isso só foi possível após um mágica viagem pelo acervo musical da "Arca de Noé".

"Lá vem o pato, pato aqui, pato acolá
Lá vem o pato para ver o que é que há"  
(EI-40)
Cozinheiros do pato (EI-40)
O repertório de Vinícius foi intensamente explorado, através da audição, leitura e escrita de suas músicas, proporcionando às crianças atividades culturais e de letramento no cotidiano da creche. Outras linguagens foram trabalhadas no processo: vídeos das músicas, artes, culinária, teatro e expressão corporal. 
Registro da letra da música A foca. (EI-41) 
Mas, o ponto alto do projeto foi o  encontro das turmas na Mostra Cultural realizada pelos alunos, onde eles puderam exibir as dramatizações do CD "Arca de Noé". 
 Mostra Cultural: o aluno Patrick (EI-31)representou Vinícius de Moraes no teatrinho do Maternal 2 sobre a vida do autor

 Era uma casa muito engraçada! (EI-41)

"Tic-Tac" (EI-30)
Os alunos confeccionaram instrumentos para sonoplastia do teatro

Não poderíamos deixar os responsáveis fora dessa comemoração. O Chá Literário foi mais um momento de integração família/creche.



As ações realizadas na execução do projeto foram muito significativas para crianças e adultos na creche. O envolvimento de alunos, profissionais e responsáveis possibilitou a todos uma experiência tão interessante quanto enriquecedora.